quinta-feira, 29 de julho de 2010

EU foreign ministers approve diplomatic service

Parece que é desta. E agora? Alguma Embaixada para fechar?

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Deverei estar preocupado?

Querido diário, o médico que irá trazer ao mundo o meu primeiro filho é igual ao Dr. Emmett Brown, do Back to the Future . No seu consultório vi um casaco de cabedal pousado numa cadeira, mas nao sei se conduz um De Lorean dos que às 88 mph (140 km/h), activam o capacitor de fluxos que usa plutónio para produzir uma energia elétrica de 1,21 GW. Nenhum vestígio do cao Einstein. Senti-me um verdadeiro Macfly neste primeiro encontro. Deverei estar preocupado?

domingo, 25 de julho de 2010

sábado, 24 de julho de 2010

Frases memoráveis

Na celebração do 10 º aniversário de liderança do PSOE o PM espanhola teve esta tirada:

"Estamos mejor de lo que parece y lo vais a vivir".

Sócrates lê o El Pais?

Estilhaços kosovares

Na passada Quinta-feira, o Tribunal Intermacional de Haia deu o seu aval à independência do Kosovo. Em pouca palavras, veio dizer que a proclamação da independência por parte deste micro-território balcânico, em Fevereiro de 2008, não está em contradição com o Direito Internacional, porque a mesma se registou num contexto de violação dos direitos humanos.
O que poderia assemelhar-se a uma pequena nota de rodapé na época estival, terá consequências significativas para a Europa e para o Mundo. Até ao momento, apenas 69 Estados  reconheceram a independência do Kosovo. Mas é provável que se venha a acelerar o processo de admissão nas NU. E tudo isto graças ao alto patrocínio dos EUA.
China, Rússia e Índia opõem-se, por razões domésticas, a este processo. Na Europa, a Espanha figura entre os princípais resistentes a este processo. Zapatero já veio a público dizer que se trata de um caso singular, cuja independência se fica a dever à limpeza étnica e a uma guerra sangrenta. Mas Lady Ashton, que se está nas tintas para as dores de parto ibéricas, referiu que o único caminho que se apresenta pela frente para o Kosovo e Sérvia será a entrada na U.E.
Os nacionalistas catalães vacticinaram de imediato que esta decisão do Tribunal de Haia será a chave para a sua independência. Creio que o mesmo se aplicará a outras regiões europeias, para quem esta decisão "cai que nem ginjas".
Quem já passou por Pristina e pelo Kosovo, sabe que este Estado é uma micro-ficção: ausência de líderes políticos, corrupção ao mais alto nível, traficos de toda a ordem (a mim disseram-me que com 1000 USD me arranjavam tudo o que eu pudesse imaginar),  60% de desemprego, economias paralelas, ausência de  infraestruturas...
Dentro de alguns anos veremos os estilhaços produzidos por este momento "histórico".

domingo, 11 de julho de 2010

Final do Campeonanto do Mundo de Futebol

Aqui em casa iniciam-se os preparativos para o Espanha x Holanda.  Desta vez estarei a torcer pela "Nação invertebrada".

Acabo de ler no "El Pais" que a Catalunha saiu à rua, em sinal de protesto contra a decisão do Tribunal Constitucional que põe travão às aspirações nacionalistas. Eles sabem que são uma Nação, mas calma lá com os atrevimentos! Alguns dos cartazes que desfilaram pela manifestação falam por si: "UE = 27+1 (Cataluna) = 28". Ao que parece, desde 1977 que não se via tanta gente nas "calles"..

Moratinos chega de Havana como um "triunfador" no processo de libertação de dissidentes cubanos (estara a preparar a sua saída do MAE?) e Sarkozhy vive momentos de angústia, com a descoberta de alegados financiamentos ilicitos de campanhas.

Sim, vou ver a final do Campeonato de Futebol.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Jantares no mês de Julho

Caetano, Espanha e "chapéus há muitos"

Caetano em Bruxelas é sempre uma incógnita. Como é que um baiano se sentirá a assistir ao Barbeiro de Sevilha em Salvador da Baia? O público de "Chelas" é amorfo por imposição genética. Para minha surpresa, o tropicalísssimo Caetano Veloso deixou entrever o peso da comunidade brasileira na capital belga, o séquito das tribos homosexuais e jovens em plena de puberdade.

Veloso está parecido com Paulo de Carvalho, mas é sempre bom escutá-lo, com ou sem gelo. Em vez de um reportório acústico, o baiano bacana apareceu num registo "electric rock", com direito a músicas de intervenção contra "Guantanamo" e as alteracoes climaticas.No regresso a casa,  vi o golo da Espanha contra a Alemanha (numa esplanada em que duas mulheres chegaram a vias de facto) e muitos, muitos chapéus. Como diria o Vasco Santana "Chapéus há muitos".

Creio que Zapatero irá dizer que a chegada da Espanha à final do campeonato do mundo futebol poderá ter algo de premonitário em relação a retoma económica.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Bruxelas trajou a rigor para celebrar uma longínqua chegada de Carlos V à capital belga. Cerca de 1500 figurantes participaram nesta celebração identitária: cavaleiros, nobres, besteiros, membros do clero, principes e princesas. A Presidência belga da U.E. também já recebeu o toque de partida, enquanto a Espanha volta a ter 1,57 de altura. Numa festa exuberante, ao melhor estilo de Hollywood, a bélgica quis mostrar à Europa que, mesmo sem governo (uma verdadeira manta de retalhos), está de boa saúde. O funcionário da empresa de transitários que me trouxe os "tarecos" de Lisboa ofendeu-se quando eu lhe perguntei se era belga. Disse-me, com o orgulho de quem pertence a uma casta de eleitos, "Sou flamenco".